NASA revela suas invenções úteis à população, incluindo purificação de ar ActivePure

A NASA revelou na semana passada alguns dos produtos e serviços do mundo real que estão sendo desenvolvidos graças às tecnologias inovadoras em que foi pioneira.

A lista Spinoff 2022 inclui detalhes sobre 45 empresas que fizeram uso da tecnologia da NASA para desintoxicar o solo poluído, purificar o ar e melhorar as previsões meteorológicas, dentre outras finalidades.

A agência espacial dos EUA detém milhares de patentes disponíveis para licença por uma série de empresas que atuam principalmente nas indústrias de robótica, aeroespacial e química.

Essas ideias, produtos e conceitos nascem da missão de exploração da NASA, que requer novas tecnologias, software e pesquisa para ter sucesso.  

“O valor da NASA não se limita ao cosmos, mas é percebido em todo o nosso país, se materializando na forma de ‘transferências de tecnologia que facilitam a vida das pessoas ao redor do mundo”, disse o administrador da NASA Bill Nelson, no lançamento do Spinoff 2022.

“À medida que combatemos a pandemia de coronavírus e promovemos a justiça ambiental e a sustentabilidade, a tecnologia da NASA é essencial para enfrentar os maiores desafios da humanidade”, acrescentou Nelson.

No tópico da agricultura, um sistema criado para o cultivo de plantas na Estação Espacial Internacional agora ajuda a melhorar a qualidade do ar interno e reduz a propagação de vírus no ar, como o coronavírus, segundo a NASA. 

O objetivo era eliminar o hormônio vegetal etileno do ar ao redor das plantas em espaçonaves. Sem gravidade para mover o ar, o etileno se acumulava ao redor das plantas, causando morte prematura. 

Esse sistema, desenvolvido pela NASA nos anos 90 no Wisconsin Center for Space Automation and Robotics (WCSAR), foi aperfeiçoado ao longo dos últimos 30 anos pela ActivePure Technology, parceira exclusiva da Ecoquest.

O salto obtido com anos de melhoramentos foi gigantesco, conferindo à tecnologia não só a capacidade de eliminar o etileno, mas muitos outros compostos, provando sua alta eficácia na purificação do ar. 

ActivePure, a última geração da tecnologia IRC, agora incorpora sua tecnologia em cerca de 100 purificadores de ar diferentes, desde unidades portáteis até aquelas que podem ser acopladas em dutos de ar, carros ou elevadores.

Com o advento da pandemia e a comprovação científica da eficácia de ActivePure na inativação do Sras-Cov 2, todos os tipos de estabelecimentos, desde escolas a hospitais, shopping centers, prédios de escritórios, aeroportos e até frotas de veículos estão fazendo uso da tecnologia para proteger seus colaboradores e conter a disseminação do vírus.

Para saber mais, entre em contato com a Ecoquest, distribuidora exclusiva da tecnologia ActivePure no Brasil.