Senai cria showroom interativo de soluções sustentáveis para a indústria

– Núcleo Senai de Sustentabilidade vai congregar tecnologias e soluções verdes para a indústria em Curitiba –

Para disseminar as novas tecnologias sustentáveis aplicadas à construção civil, energia e meio ambiente, o Senai criou um espaço onde as indústrias e a comunidade possam ver essas inovações implementadas na prática. Localizado em Curitiba, o Núcleo Senai de Sustentabilidade, que será inaugurado em setembro, oferecerá aos visitantes conceitos e informações sobre atitudes ecologicamente corretas de forma totalmente interativa.

Através do recurso de realidade aumentada, que cria a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais em um ambiente real e que serão visíveis através de um tablet, os visitantes poderão conhecer como foram produzidos os elementos sustentáveis da construção. Para aqueles que não tiverem disponibilidade de fazer uma visita, o site do Núcleo contará com um tour virtual, que explicará, através da navegação de fotos em 360 graus, áudio e links para a realidade aumentada, toda a experiência do local.

Partindo da inciativa de desenvolver ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, o Núcleo foi todo construído com a tecnologia Wood Frame, sistema construtivo a seco importado da Alemanha e desenvolvido no Brasil pela empresa Tecverde, em parceria com o Senai. Além do sistema construtivo, outras tecnologias sustentáveis, desenvolvidas por empresas parceiras do Senai, estão presentes e poderão ser conhecidas através da realidade aumentada. Entre elas estão o telhado verde, para controle de temperatura; reaproveitamento da água da chuva; iluminação em LED; geração de energia fotovoltaica, torneiras com controle de vazão e descargas econômicas. A gestão das tecnologias será através de um sistema de automação residencial (domótica), que proporcionará a análise e o monitoramento online da geração de energia renovável, através de consultas interativas.

Reinaldo Tockus, gerente de Alianças Estratégicas do Senai no Paraná, explica que o Núcleo Senai de Sustentabilidade é resultado de um longo trabalho. “Uma de nossas principais vertentes, que já se tornou uma tradição na empresa, é a questão de meio ambiente, que nos últimos 20 anos se tornou muito mais forte”, conta o gerente. Tockus explica que a estruturação do Núcleo Senai de Sustentabilidade implica em uma abordagem mais efetiva nesse setor e não apenas uma perspectiva ambiental, mas principalmente de sustentabilidade.

Para o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, a principal missão do Núcleo é mostrar para as indústrias os benefícios da sustentabilidade, aplicados na prática. “Nosso objetivo básico é reforçar a estratégia de expansão nas questões de educação profissional, tecnologia e inovação. Criamos o espaço para que seja um ícone destes processos na área ambiental”, diz. “O núcleo pretende servir de modelo para a indústria, demonstrando que investir em construções sustentáveis em suas plantas fabris, ou mesmo em seus escritórios, traz não só benefícios financeiros, mas também economia de energia e redução no impacto ambiental, propiciando assim melhor qualidade de vida”, finaliza o diretor.

Localizado dentro do maior laboratório de ensaios ambientais do Paraná, o centro ainda será utilizado como local de trabalho da equipe de consultoria em meio ambiente do Senai, que usufruirá das tecnologias implantadas, demonstrando a funcionalidade dos mecanismos. O espaço também conta com uma sala de reunião para a discussão de ações de inovações tecnológicas aliadas a práticas de sustentabilidade.

 

Via Revista Green Building