Faiar se reunirá durante evento nos Estados Unidos para elaboração de norma Ibero-americana de hospitais

Durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2020, na AHR Expo Orlando (FL), nos Estados Unidos, os membros do Faiar – Federación de Asociaciones Ibero-americanas de Aire Condicionado Y Refrigeración se reunirão para a elaboração da norma Ibero-americana de Hospitais. O objetivo é determinar os critérios de qualidade do ar interno em ambientes hospitalares.

O documento será elaborado por representantes do Brasil, Espanha e Colômbia para apontar os parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção adequada para que o ar nestes ambientes seja saudável.

Um dos redatores do grupo de trabalho de normas técnicas é Henrique Cury, diretor da EcoQuest e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno ABRAVA. Se juntarão a ele Paulino Pastor, que representa a Espanha, e Roberto D’annestra, representante da Colômbia. Após a finalização do documento, a norma será encaminhada aos demais membros do Faiar, de Portugal, México, Chile e Paraguai, para uma revisão antes da aprovação final. “Pretendemos usar como base a norma brasileiro, a NBR-7256, estabelecida pela ABNT, para darmos celeridade à redação e aprovação do documento”, afirma Cury.

De acordo com o executivo, estabelecer uma norma para este tipo de ambiente é fundamental, por se tratar de um local excessivamente sensível a bactérias, vírus e outros microorganismos. “Por mais cuidadosa que seja uma instalação, os microorganismos e bactérias são trazidos, muitas vezes, pelos pacientes, médicos e visitantes, podendo causar risco a saúde de todos”, explica o executivo.

Ainda segundo Cury, existe uma grande preocupação com a qualidade do ar em todo o mundo. Segundo ele, existe muita inteligência sobre o assunto, no entanto, é preciso disseminá-la, aplicá-la efetivamente para que os resultados sejam percebidos.  “Qualquer esforço dedicado ao controle da qualidade do ar interno em hospitais trará benefícios significativos à saúde dos pacientes. Isso significa a diminuição de contaminações, infecções, tempo de internação, volta mais rápida às atividades cotidianas, entre outros”, afirma Cury.

A FAIAR reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

Sobre a EcoQuest: A EcoQuest do Brasil acredita na transformação da qualidade do ar em qualidade de vida. Com mais de 12 anos de experiência em tratamento e monitoramento do ar, construiu histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado. Sediada em São Paulo, a empresa conta com representantes credenciados nos demais estados brasileiros. Oferece soluções tecnológicas que promovem a saúde e o bem-estar em setores como hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, indústrias alimentícias, restaurantes, bancos, escritórios, shoppings centers, hotéis, escolas, academias e residências. Para saber mais, visite www.ecoquest.com.br ou www.facebook.com/purificadorquietpure/ ou www.linkedin.com/company/ecoquest/

A EcoQuest é a única empresa no Brasil autorizada a trabalhar com uma tecnologia legitimamente desenvolvida e aprovada pela NASA, por meio do SPACE CERTIFICATE. Este certificado é conferido pela agência às tecnologias que foram utilizadas no espaço e adaptadas com excelência ao mercado comercial.