Conheça a tecnologia para manter o carro livre de contaminação

Além de manter o ar interno do veículo limpo e saudável, o equipamento é eficiente no combate ao vírus MS2, de mesma estrutura celular do COVID-19

Carro higienizado representa saúde para seus ocupantes. As soluções de higienização e desinfecção veicular, na maioria das vezes, são aplicadas em empresas especializadas, tanto para frotas ou nas concessionárias. Mas já existem tecnologias desenvolvidas para serem acopladas aos modelos veiculares e que realizam a chamada fotocatálise.

Frederico Paranhos, diretor de Serviços e Projetos Especiais da Ecoquest explica que esse equipamento – o FreshAir Mobile – fornece ar limpo e saudável para carros, camionetes, SUVs e Vans, reduzindo contaminantes transportados pelo ar, odores e poluentes por meio da tecnologia IRC- Ionização Rádio Catalítica.

Consiste na produção de oxidantes naturais, baseados em oxigênio e hidrogênio, sendo o principal deles o Peróxido de Hidrogênio (H2O2). Este gás natural e inócuo é produzido através de células fotocatalíticas instaladas nos dutos de ar-condicionado ou através de equipamentos portáteis instalados nos ambientes. “A tecnologia IRC é baseada em uma tecnologia originalmente desenvolvida pela NASA para uso na Estação Espacial Internacional”, explica o executivo.

Paranhos conta, ainda, que essa tecnologia passou por testes em laboratórios homologados pelo FDA seguindo os protocolos por ele recomendados que comprovaram a redução de 99,999 % do vírus MS2, de mesma estrutura celular do COVID-19, em 30 minutos. “Essa solução, que também conta com estudos de validação dos  mais renomados órgãos nacionais como o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicos, é usada mundialmente em ambientes internos e nesse modelo pode ser aplicada para combater as contaminações em veículos”, completa o executivo.

Outras vantagens dessa tecnologia são: eliminação de odores de escapamento, combustível, poluição e gás do ar condicionado, por exemplo. Remove os contaminantes, renova o ar interno, reduz a proliferação de componentes propagadores de alergias, proporcionando um ambiente limpo e saudável. “Diferente de tecnologias de nebulização, que são feitas por empresas especializadas e com os ocupantes fora dos veículos, a FreshAir Mobile é segura e atua constantemente mantendo a qualidade do ar interno durante todo o tempo de uso desses veículos”, afirma Paranhos.

Frederico Paranhos lembra que a tecnologia de descontaminação veicular pode ser oferecida, tanto no modelo portátil, quanto na versão embarcada, nesse caso desenvolvida em parceria com as montadoras.

FICHA TÉCNICA

Tecnologia: Ventilador de 3 velocidades, Ionização por agulha IRC

Elétrico: 12V ou 110-240 V, 50/60 Hz

Uso de Energia: 12 Volts, 10.7 Watts Max

Temperatura de funcionamento: 7ºC – 38ºC (45ºF – 100ºF)

Dimensões: 9,20 cm (largura) x 2,54 cm (altura) x 15,24 (profundidade) (s/ base)

Peso: 230 gramas

Garantia: Garantia limitada de 1 ano

Sobre a Ecoquest: com mais de 14 anos no mercado, a empresa é especializada em soluções voltadas à qualidade do ar interno, desde o monitoramento até o tratamento, seja em ambientes residenciais ou comerciais, como hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, indústrias alimentícias, restaurantes, bancos, escritórios, shoppings centers, hotéis, escolas, academias, entre outros.

Com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil, é a única empresa no País autorizada a trabalhar com uma tecnologia legitimamente desenvolvida e aprovada pela NASA, por meio do SPACE CERTIFICATE, certificado conferido pela agência às tecnologias que foram utilizadas no espaço e adaptadas com excelência ao mercado comercial.