Risco invisível nas academias: A qualidade do ar

2Katia estava um pouco acima do peso e decidiu se matricular em uma academia de seu bairro. O que ela não imaginava é que, em  vez melhorar a saúde, ela ia ter problemas. Dois meses de treino e ela começou a apresentar dificuldades na respiração.

Foi ao médico, pensando que poderia ter algum tipo de doença, afinal já havia treinando antes, e não entendia por que dessa vez algo tinha sido diferente. Para sua surpresa, o especialista disse que o problema poderia estar no ambiente, ou do trabalho ou em casa, na academia etc.

Após algumas investigações, descobriu que o problema estava no seu local de treino. As academias de ginástica são locais fechados, com grande quantidade de pessoas em atividade física, o que torna a boa qualidade do ar interno uma necessidade para que se mantenha a frequência e o desempenho dos clientes e funcionários.

2

 

Tentou conversar com os responsáveis pelo espaço, mas sem sucesso. O que poderia fazer agora, desistir de fazer exercícios? Katia era muito determinada, e resolveu procurar alguma academia que tivesse tratamento no ar de seu interior, higiene e qualidade.

Encontrar um espaço dentro dos padrões de qualidade que Katia queria foi difícil, mas ela encontrou. Durante um bate papo em uma roda de amigos, descobriu que não era só ela que passava por questões relacionadas à falta de higiene e contaminação nas academias. Seus amigos contaram que além, dos problemas respiratórios, questões como odor, micoses, contaminação por suor e bactérias nas superfícies dos equipamentos utilizados para exercício podem ocasionar outras doenças.

Júlio, um dos amigos de Katia, ouvia todas as reclamações quieto e um pouco perplexo, até que resolveu se meter na conversa. O rapaz contou que na academia que frequenta esses problemas já foram resolvidos há anos e que não entendia como alguns locais ainda passavam por essa situação.

Ele contou que sua academia contava com soluções sustentáveis e integradas para o tratamento do ar em ambientes fechados, com vistas à segurança, higiene e qualidade de vida dos usuários. São tecnologias patenteadas pela NASA, com qualidade comprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que utilizam o principio ATIVO, ou seja, a tecnologia emite oxidantes naturais, que vão até o foco da contaminação, formação de gases e microorganismos, e os eliminam.

tenis

 

Na época, uma equipe especializada esteve no local e explicou que o tratamento do ar em todas as suas etapas têm como função enfrentar o desafio da inativação de micro-organismos no ar e superfícies, como aparelhos de musculação, colchonetes e outros que acumulam suor de diversas pessoas, quebra de COV’s, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, etc., e neutralização de odores nesses ambientes, diminuindo o risco de transmissão de vírus e bactérias.

micose

 

 

Dica: A micose gosta de ambientes úmidos e fechados e costuma ser recorrente em atletas e pessoas que frequentam áreas públicas. Pode ser transmitida pelo suor, principalmente em academias em que a descontaminação não é uma preocupação. 

 

Katia não pensou duas vezes e foi correndo se matricular. Hoje, depois de perder alguns quilos, se sente mais segura ao treinar. Ela sempre conta à experiência que passou para todos, ressaltando como vale a pena procurar um local com melhor qualidade no ambiente e sem contaminação.

Essa é uma história fictícia, mas baseada em relatos reais da EcoQuest do Brasil, seus clientes, amigos e parceiros. Katia é apenas um nome para ilustrar as dificuldades que muitos encontram na busca por uma melhor qualidade do ar e bem estar pessoal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>